Internet: Paraíba tem a 6ª pior velocidade média de download em dispositivos móveis do Brasil


Dados são de relatório de empresa que testou as velocidades no país, no 2º e 3º trimestre.

A Paraíba tem a 6ª pior velocidade média de download em dispositivos móveis do Brasil, de acordo com um relatório elaborado pela Ookla, empresa que testa conexões de banda-larga e de internet móvel. A análise foi feita com base em dados coletados no 2º e 3º trimestre de 2018.

Os dados apontam que, no estado, a velocidade, de 14,29 megabits por segundo (Mbps), está abaixo da média nacional, de 18,5 Mbps. A menor do Brasil foi registrada em Roraima, com 11,29 Mbps, enquanto que a maior foi verificada no Rio Grande do Sul, com 21,31 Mbps.

Já na região Nordeste, a Paraíba ocupa a 3ª posição no ranking das velocidades médias mais baixas, ficando atrás apenas do Piauí, com 14,22 Mbps, e do Maranhão, com 14,18 Mbps.

No entanto, de acordo com a empresa, os resultados do “Speedtest” (teste de velocidade, em tradução livre) não são homogêneos, tendo em vista o tamanho do país.

Segundo a Ookla, os dados do 2º e 3º trimestre mostram que o padrão de resultados dos testes é mais concentrado em três das áreas mais populosas do país, começando na costa sudeste do estado de São Paulo e se estendendo até a ponta leste do país, em direção aos estados de Salvador e Recife.

O relatório ainda indica que há desafios geográficos para as velocidades móveis no país, “mas um campo robusto de operadoras está impulsionando a concorrência, e as velocidades estão aumentando”.


G1

Comentários