SEM APOIO DA PREFEITURA: Guarda Municipal de Pedras de Fogo arca com os custos da própria capacitação e fardamento para poder trabalhar


Na tarde da última terça-feira(26), os Guardas Municipais de Pedras de Fogo, cidade do Litoral Sul da Paraíba, participaram de uma cerimônia na Câmara de Vereadores Casa de Antônio Pereira Gomes, para receberem seus fardamentos e certificados de capacitação.

Apesar do clima festivo na cerimônia, a Guarda Civil Municipal fez questão de frisar que precisou arcar com todos os custos da capacitação, do fardamento e outros equipamentos, porque o Prefeito de Pedras de Fogo Derivaldo Romão não apoiou e nem custeou o projeto, fazendo com que os trabalhadores tivessem que retirar a verba do curto salário que recebem para tal investimento.

Num momento tão perverso que vive o município de Pedras de Fogo, com 15 homicídios já contabilizados até o momento, uma gestão que custeia mega festas milionárias, não investe em recursos humanos, como é a Guarda Civil Municipal, tão importante que poderia ajudar o município com a violência desordenada diária que aterroriza a população.

A Lei Federal 13.022, de 08 de agosto de 2014, sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, determina a formação da Guarda Civil Municipal, como forma de proteção complementar aos municípios brasileiros, mas a Prefeitura de Pedras de Fogo, com tantos recursos e royalties que lhe favorecem, prefere economizar na pior hora possível, quando o município vem sofrendo com diversos crimes de toda natureza, como assaltos e homicídios.

A GCM, juntamente com o Presidente do Sindicato da Guarda Municipal da Paraíba José Luiz Silva de Arruda, procurou diversas vezes a prefeitura para falar com o Prefeito Derivaldo Romão, mas nunca foram recebidos pelo mesmo. O caso, então, foi levado ao conhecimento do Ministério Público, onde já teve uma audiência pública sobre o assunto e a prefeitura não enviou nenhum representante, não dando a mínima importância para a situação desses guardas, que arriscam suas vidas diariamente, com baixos salários e sem os devidos equipamentos.

Os vereadores Jonas Campineiro e Leléo do Alternativo, receberam Certificados de Honra, pelos trabalhos relevantes prestados a este Projeto.

O Presidente José Luiz vem sempre à Pedras de Fogo, desde o dia 31 de maio 2017, realizando um trabalho de superação, sem levar para o lado político, visando apenas fortalecer a segurança do município e defender os direitos pertinentes à Guarda Civil Municipal.

Fomos informados pelo Presidente da GCM, que sete ofícios foram enviados à Prefeitura de Pedras de Fogo, mas em momento algum foram ouvidos, sequer sentaram para resolver de fato os problemas que a categoria passa.

A GCM queria apenas alguns equipamentos básicos, fardamentos, Seguro de Vida e Capacitação, mas tudo foi negado pela gestão de Pedras de Fogo. A única coisa que o Prefeito Derivaldo Romão disse que poderia dar a GCM eram as camisas.

Certamente, com base nos índices de violência que o município de Pedras de Fogo vem passando, com assaltos diários, invasões, drogas e homicídios, que já chegam a 15 até o presente momento, Segurança Pública deixou de ser prioridade aos que gerem o município, e quem sofre mais com tudo isso??? Claro! O mais pobre!…

Fizeram parte da mesa:

José Luiz Silva de Arruda (Presidente do Sindicato da Guarda Municipal da Paraíba)
Jonas Campineiro (Vereador)
Leléo do Alternativo (Vereador) 
Samuel Barros (Representante da Guarda Civil Municipal)
Luís Roberto Alves Bezerra (Contador do Sindicato da Guarda Municipal da Paraíba e executor de cerimônias e divulgações)
Pedro Soares (Professor do Curso de Capacitação da Guarda Civil Municipal da Paraíba e de Defesa Pessoal).

Receberam os certificados de Capacitação e o Fardamento:

Geraldo Alves do Nascimento 
Welton Paulo de Lima 
Samuel de Abreu Barros 
Rosinaldo Hercílio de Lima 
Ronaldo Borges da Costa 
Manoel Domício dos Santos 
Letássio Ferreira de Araújo 
José Cícero Rodrigues Alves 
Isaías Fernandes Barbosa 
Eduardo Ferreira da Silva 
Bruno Pereira da Silva 
Antônio Gomes de Andrade 
Alberto Alves Moreira
















Comentários