Pior ano do Pacto pela Vida, 2017 fecha com 5.427 assassinatos


Pior ano do Pacto pela Vida, 2017 acumulou 5.427 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Pernambuco, segundo dados divulgados nessa segunda-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Foram 948 assassinatos a mais, o que equivale a um aumento de 21,2% em relação a 2016. A média do ano passado foi de 14,8 pessoas assassinadas por dia. Durante a gestão do governador Paulo Câmara (PSB), foram registrados 13.795 homicídios.

De acordo com a SDS, a maioria (53,3%) dos homicídios foram motivados por tráfico de drogas, acerto de contas e outras atividades criminais. 15,5% Foram originados por conflitos na comunidade, 4,1% de conflitos familiares ou afetivos. 5,1% foram latrocínios.

Roubos e assaltos também cresceram

Os dados da SDS também mostram um maior volume de crimes violentos contra o patrimônio (CVP). Foram 119,7 mil roubos e assaltos, cinco mil ocorrências a mais que o total registrado em 2016. Pela primeira vez desde 2011, o interior do Estado registrou mais crimes contra o patrimônio do que a capital e a Região Metropolitana do Recife (RMR). Foram registrados 43.052 crimes desse tipo ante 40.684, no Recife, e 36.011, na RMR. Já no transporte público, foram 1.406 roubos a ônibus em 2017. Apenas em janeiro do ano passado, foram registrados 199 investidas a coletivos no Estado.

O governador Paulo Câmara afirmou, na assinatura de um convênio com o Tribunal de Justiça no Palácio do Campo das Princesas, que o esforço do estado “está começando a surtir efeito”, mas reconheceu que ainda não é o efeito que o governo deseja. Câmara citou a entrada de mil policiais civis para acelerar as investigações e, que em abril uma nova rodada de 1,3 mil militares estarão nas ruas.

Oposição afirma que governo é ‘incapaz’ de reduzir violência

Segundo a bancada de oposição ao Governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa, o número de assassinatos cresceu 58% nos três primeiros anos da gestão do socialista. No primeiro ano de Câmara à frente do governo, Pernambuco registrou 3.389 homicídios e no seu terceiro ano foram 5.427. Para a oposição, o Governo tem se mostrado “incapaz” de reduzir os números da violência.

A oposição aponta o “elevado déficit de homens nas Polícias Civil e Militar, baixo investimento em inteligência e em prevenção, além da falta de integração com os municípios e com o Governo Federal no combate à criminalidade” como fatores que refletem a crescente violência em Pernambuco. Os deputados citam um dos idealizadores do Pacto pela Vida, o sociólogo José Luiz Ratton, como um dos especialistas que criticaram a “falta de transparência, de diálogo e de planejamento” do governo.

Blog de Jamildo

Comentários